terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Naquela Praça!


É no mínimo, estranho, chegar em Janduís e não mais ver a Praça de Santa Teresinha.Dá um vazio, uma certa tristeza, algo inexplicável. É como se estivesse faltando alguma coisa,faltando cor, brilho, luz,alegrias, sorrisos, pessoas indo e vindo.Faltando vidas, enfim...
A Praça que foi palco de amores, de poesias, de encontros e desencontros , hoje é apenas um amontoado de areia com pedras e os restos das lembranças que ficaram.
Era outubro de 2009 quando o prefeito anunciava a ordem de serviço da praça. A demolição foi rápida, os entulhos continuam por lá, contradizendo a idéia de praça: é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e/ou recreação para seus usuários. Em geral, este tipo de espaço está associado à idéia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos.
Estamos em janeiro de 2010. Ano novo, praça nova! é o que muitos esperam ansiosos, mesmo não tendo sido consultados sobre a demolição da praça de Santa Teresinha, prática bastante comum nos governos democráticos. Tal como fênix, desejamos que a praça ressurja das próprias cinzas trazendo de volta, um pouco da história do povo de Janduís.

Nenhum comentário: