quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Janduís nos Caminhos da cultura"

Janduís a luz do dia continua verde, sempre verde. Verde de esperanças renovadas,verde por sua juventude quase madura, verde das algarobas que permaneceram vivas depois da devastação, verde estampada no olhar daquelas adolescentes que defendiam a preservação do verde em praça pública sob o olhar atento de vários janduienses.Alguém recitava em alto e bom tom“Janduís a luz do dia é verde...”outro dizia na platéia: Mas, isso já é velho e eu cá com os meus botões refletia: É o verde disseminado da semente plantada nos idos de 1989. Verde que reluz até hoje é que muito tem contribuído para a formação cidadã da nossa gente.Hoje, 12 de agosto assisti emocionada o documentário “Janduís nos caminhos da Cultura” produzido pela turma do 4º período de Turismo da UERN-Natal. O documentário enfatizou bem a contribuição da cultura na vida de muitos meninos e meninas janduíensses. Mostrou para aquele auditório cheio, que o povo de Janduís tem talento, mas o documentário também mostrou na fala de um dos entrevistados, que o movimento cultural de Janduís ainda caminha capenga, ou seja, ainda precisa de apoio para caminhar. Entendo que é importante a autonomia dos grupos culturais. Autonomia no fazer, no ser e no dizer. Autonomia que combina com liberdade. Liberdade de expressão, de deixar fluir toda a criatividade, todo o poder de transformação que a cultura poder exercer. Fluir para fruir... Mas entendo também que é necessário o apoio consistente dos órgão públicos responsáveis pela promoção da cultura do Município.
Parabéns Janduís pela cultura do seu povo guerreiro. Parabéns ao grupo do 4º período de Turismo da UERN –Natal pelo brilhante trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pena que ainda exista Grupos de Teatro que nao cumpre o papel real que a cultura de Janduis, ganhou nos anos de 89 a 92.