segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Escola dos meus sonhos


A escola dos meus sonhos tem um Projeto Político Pedagógico construido coletivamente , um Projeto que representa as asspirações de todos que fazem a escola,as concepções pedagógicas compartilhadas, as metas de ensino aprendigagem claras e atingivéis. O DNA da escola traduzido em esforços coletivos por um objetivo comum: fazer com que todas as crianças e adoelescentes que passam pela escola pública aprendam de forma significativa.
O colegiado que conduz a escola foi democraticamente eleito por toda comunidade escolar que participa ativamente das atividades que lá acontecem. A gestão escolar é compartilhada pelo grêmio estudantil , pelo conselho escolar e pelo conselho de alimentação escolar . O conselho escolar foi constituído a partir da necessidade de mudança no processo de ensino aprendizagem abordado e discutido em diversar reuniões,por alunos , pais de alunos e a equipe escolar .Com o mesmo objetivo de melhorar o processo de ensino aprendizagem, foi organizado também o grêmio estudantil e demais colegiados existentes no âmbito da escola.
Os alunos não sentem constrangimento ao falar o dialeto de sua comunidade, ao falar sobre sua religião, sexualidade, deficiência e raça. Todos pertencem a raça humana e essas questões são naturalmente trabalhadas e contextualizadas em sala de aula.
O conhecimento não é medido por testes de memória ou questões de múltipla escolha. Alunos e professores participam de atividades que promovem a reflexão crítica da realidade com a finalidade de intervir concientemente nas decisãoes e rumos do lugar onde vivem.
O mais importante é educar para a vida e não instruir; é formar pessoas capazes de ser, sentir ouvir e cuidar do planeta dentro de uma visão holística,onde o homem é um ser indivisível e deve ser considerado como tal.
Os professores são reconhecidos e valorizados em seus fazeres pedagógico e se reconhecem como agentes capazes de contribuirem para a construção de uma sociedade justa, igualitária e humana. Uma sociedade onde a educação pública de qualidade é feita para todos e não privilégio de uma minoria.

Nenhum comentário: