segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Natal tremeu nas bases, literalmente...


Estava eu , no 9º andar no centro da cidade quando senti estranhamente, um certo tremor . Perguntei assustada: O que é isso? como resposta, vi colegas de trabalho ligando para casa, outras, desciam rapidamente as escadas sem esperar o elevador e foi aquele corre, corre... Eu também fiquei assustada,afinal ,nunca havia sentido a terra tremer em baixo dos meu pés. Lá em nós, como diria um amigo de lá, quando a terra treme é para sair de perto, pois lá vem bala! ou pode ser um daqueles grandes comícios em que a grande maioria do povo vai as ruas.
Agora, com os pés bem firmes no chão, posso afirmar que foi emocionante, o tremor de terras. Que não volte a se repetir, é claro , mas que fique registrado em meu arquivo pessoal, como "o dia em que a terra tremeu".

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Naquela Praça!


É no mínimo, estranho, chegar em Janduís e não mais ver a Praça de Santa Teresinha.Dá um vazio, uma certa tristeza, algo inexplicável. É como se estivesse faltando alguma coisa,faltando cor, brilho, luz,alegrias, sorrisos, pessoas indo e vindo.Faltando vidas, enfim...
A Praça que foi palco de amores, de poesias, de encontros e desencontros , hoje é apenas um amontoado de areia com pedras e os restos das lembranças que ficaram.
Era outubro de 2009 quando o prefeito anunciava a ordem de serviço da praça. A demolição foi rápida, os entulhos continuam por lá, contradizendo a idéia de praça: é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e/ou recreação para seus usuários. Em geral, este tipo de espaço está associado à idéia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos.
Estamos em janeiro de 2010. Ano novo, praça nova! é o que muitos esperam ansiosos, mesmo não tendo sido consultados sobre a demolição da praça de Santa Teresinha, prática bastante comum nos governos democráticos. Tal como fênix, desejamos que a praça ressurja das próprias cinzas trazendo de volta, um pouco da história do povo de Janduís.